Galeria de fotos

 

 

Paulo Freire, pernambucano, nasceu em Recife, em 19 de setembro de 1921. De origem humilde, teve uma infância marcada por dificuldades econômicas. Foi alfabetizado em casa, por seus pais, escrevendo com gravetos, no chão de terra debaixo das árvores do quintal.

 Como gostava muito de estudar, logo que concluiu a escola secundaria, tornou-se professor.

Formou-se também em Direito, mas não exerceu a profissão.

Preferiu por se engajar na formação de Jovens e Adultos trabalhadores e por atuar em projetos  de alfabetização. A partir de sua pratica, com uma metodologia diferente, criou uma teoria epistemológica (estudo critico dos métodos empregados nas ciências) que o tornou conhecido internacionalmente.


 

 

 

 
 

O educador sempre deve saber ensinar com respeito, humildade sabendo lhe dar com o seu aluno desafiando a forma de ensinar, sendo assim, o aluno da EJA aprende muito mais lendo um contexto de leitura de mundo, leitura de um texto e de uma palavra, portanto deve apreciar os contextos vividos e reconhecer a compreensão do aluno em vários aspectos, pois lhe damos com a formação de seres humanos tornando seres marcantes no mundo tendo consciência do que é ensinar e compreender a leitura da palavra para a formação de um cidadão que saiba defender o que compreendeu em sua volta".

 

"O ensinante que assim atua tem no seu ensinar, um momento rico do

seu aprender".

 

"O ensinante aprende primeiro a ensinar, mas aprende a ensinar ao ensinar algo que é reaprendido por estar sendo ensinado".

 

Paulo Freire